Junte-se ao Rights CoLab, ao Pacto Global Rede Brasil, e à ESG Inteligente para um workshop interativo que explorará como a Devida Diligência em Direitos Humanos e Meio Ambiente (DDDHA) é um pilar da materialidade financeira para investidores. À medida que novas regulamentações em todo o mundo inauguram uma nova era de responsabilidade corporativa, esta sessão se concentrará no papel do investidor para a integração da DDDHA às decisões de investimento e apresentará ferramentas práticas para isso.
Este workshop irá:
- Discutir as expectativas dos investidores em relação às informações sobre DDDHA – em especial, considerar o contexto latino-americano quanto ao nível de maturidade para a DDDHA e as prioridades dos investidores.
- Explorar a materialidade financeira da DDDHA e o grau em que ela já está presente – e pode ser tornada mais explícita – nos padrões do ISSB.
- Apresentar as Ferramentas de Precisão em DDDHA, agora disponíveis em português e espanhol, além de inglês.
- Oferecer experiência prática com ferramentas desenvolvidas para ajudar investidores a avaliar a qualidade das práticas de DDDHA das empresas de seu portfólio.
A sessão discutirá a nova publicação, “Um Roteiro para a Integração dos Direitos Humanos nos Padrões do ISSB”, apresentará apresentações de especialistas e investidores em HREDD e proporcionará a oportunidade de interagir com ferramentas para apoiar estratégias de implementação.
Quando:
Quarta-feira, 5 de novembro
8h às 9h30 (horário de Brasília)
Onde:
Worka Coworking
R. Felipe Gadelha, 110 – Santana, São Paulo – SP, 02012-120, Brazil
Dúvidas? Envie um e-mail para silvana@rightscolab.org.
Sobre as Ferramentas de Precisão DDDHA para Investidores
Em resposta à Diretiva de Devida Diligência em Sustentabilidade Corporativa da UE, que exige a devida diligência em direitos humanos e meio ambiente (DDDHA), o Rights CoLab, a Fundação EIRIS, os Princípios para o Investimento Responsável, o Centro Inter-religioso de Responsabilidade Corporativa (ICCR)/Aliança de Investidores para os Direitos Humanos (IAHR), o Projeto de Contratação Responsável da Faculdade de Direito Rutgers, a Iniciativa de Divulgação da Força de Trabalho e a ESG Inteligente estão desenvolvendo um conjunto de ferramentas para investidores. Essas ferramentas são projetadas por investidores e para investidores, a fim de ajudá-los a discernir a qualidade da DDDHA das empresas de seu portfólio. Cada ferramenta de precisão aborda um ponto crítico da DDDHA para as empresas, ou seja, os principais desafios que as empresas enfrentam em sua devida diligência em direitos humanos e meio ambiente.
Um site dedicado foi lançado para fornecer aos investidores um local único para ferramentas de avaliação da DDDHA com fácil acesso e operacionalidade, cada uma alinhada aos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos e às Diretrizes da OCDE sobre Conduta Empresarial Responsável. Cada ferramenta define claramente a importância do critério, uma explicação do por quê os investidores devem se importar, e exemplos do que os investidores devem procurar. Três ferramentas já estão disponíveis: Alertas em Iniciativas de Sustentabilidade, Contratação Responsável e um Guia de Engajamento de Stakeholders.
Este é um evento paralelo oficial do PRI in Person 2025, que acontecerá de 4 a 6 de novembro em São Paulo. O PRI in Person reunirá mais de 1.000 líderes e profissionais de todo o ecossistema global de investimentos antes da COP30. Este evento imperdível contará com debates de alto nível e discussões profundas entre pares sobre questões estratégicas importantes que impactam sua organização, além de amplas oportunidades de networking. Para saber mais e se inscrever, visite a plataforma da conferência.

